Notícias de Última Hora

Norte Energia promove concurso de marchinhas de carnaval em Altamira

A ação sociocultural integra o projeto Belo Monte Comunidade, que desenvolve ações nos cinco bairros construídos pela empreendedora no município


Entre confetes, serpentina, fantasias, música e muita animação os moradores dos cinco bairros construídos pela Norte Energia em Altamira participaram, na manhã deste sábado (22), no auditório do SESI do município, do Concurso de Marchinhas de Carnaval 2020, que premiou as três melhores composições e apresentações criadas pelos moradores de cada bairro.




O concurso, que integra o projeto Belo Monte Comunidade, iniciativa de responsabilidade social da Norte Energia que promove ações de cidadania, educação, saúde, esporte, cultura e lazer nos cinco bairros, contou com a participação de cerca de 200 pessoas para festejar uma das manifestações culturais mais importantes do Brasil.


“Nova vida e moradia, assim nosso bairro nasceu, se organizou e cresceu e hoje alegre se apresenta aqui”. Esta é uma parte do refrão da bairro campeão, Laranjeiras, que abusou na criatividade nos adereços produzidos pelos próprios moradores a partir de materiais recicláveis. A importância para a preservação do meio ambiente nos reassentamentos construídos pela Norte Energia também esteve presente no enredo da marchinha criada pela comunidade vencedora.



“É muito gratificante fazer parte de um projeto tão bonito, construído numa parceria entre as associações e a empresa a partir dos anseios da própria comunidade”, contou Josildo Freitas, presidente da Associação dos Moradores do Bairro Laranjeiras, que fez questão de usar chapéu e máscara para comemorar a folia.


Uma coreografia criada pelos jovens do próprio bairro foi a aposta do segundo colocado na disputa, Jatobá, que produziu enredo de valorização dos anseios da comunidade para a preservação do meio ambiente.



O terceiro lugar ficou com o bairro Água Azul, que com o refrão “se você pensa que o Água Azul é fraco, o Água Azul não é fraco não”, levou para o salão um enredo que abordou as melhorias de saúde e educação adquiridas após a mudança para o reassentamento. Já o quarto colocado, Casa Nova, que também caprichou na coreografia, fez questão de ressaltar os projetos que vêm ocorrendo no bairro por meio do Belo Monte Comunidade, à exemplo do Futebol Social.


"Foi um encontro de alegria e confraternização. Uma oportunidade para cada bairro contar sua história, com criatividade e muita empolgação. Compartilhar a trajetória e as potencialidades de cada bairro com todos presentes, fortalecendo os vínculos entre os moradores e a parceria com o Projeto Belo Monte Comunidade", explicou Fernanda Mayrink, coordenadora de projetos da Norte Energia.



Para o músico profissional Fábio Santos, um dos jurados do concurso, a companhia promoveu um evento grandioso de fortalecimento comunitário e valorização da arte. “Eventos de incentivo sociocultural têm o poder de unir as pessoas e ficou bem claro, hoje, que a Norte Energia leva muito a sério seus projetos sociais, pelos quais fortalecem os vínculos comunitários e a identidade cultural dentro dos bairros”, destacou.

Por Nil Muniz | Norte Energia S.A.