Notícias de Última Hora

Brasil vai aderir a programa de investimentos dos EUA

Membros do programa poderão usar a assistência de agências e fundos para desenvolvimento de projetos

Imagem: Reprodução/Twitter
O programa “América Cresce” (Growth in the Americas, em inglês) é uma iniciativa de investimentos do governo dos Estados Unidos na América Latina.

Na sequência da quarta viagem do presidente da República, Jair Bolsonaro, aos EUA, o Brasil fecha ainda esta semana, em Washington, a adesão ao programa.

A iniciativa, que foi lançada em dezembro de 2019, envolve fundos que poderão financiar obras nas áreas de infraestrutura e energia, servindo de contraponto à nova “Rota da Seda”, da China, que vem ocupando cada vez mais espaço na região.



Com o programa, o governo dos EUA tenta suprir um dos principais problemas para a entrada de suas empresas na região, que é a falta de um mecanismo de financiamento. 

Não há ainda um montante anunciado pelo governo dos EUA para o “América Cresce”, mas um dos fundos que fazem parte da iniciativa tem um orçamento de US$ 60 bilhões.

As nações que aderirem ao programa poderão também usar a assistência das agências para desenvolvimento de projetos e na área de compras governamentais.

Com informações da agência Reuters