Notícias de Última Hora

Em declaração conjunta, Brasil e EUA dizem ser as ‘maiores democracias do Hemisfério Ocidental’

A nota ainda diz que os dois países possuem “relações políticas, econômicas e de fraternidade entre os dois povos”

Alan Santos | PR
Os governos do Brasil e dos Estados Unidos participaram hoje de uma reunião sobre a cooperação científica e tecnológica entre os países.

Ao fim do encontro, os países emitiram uma declaração conjunta.

O texto destaca que Brasil e EUA são as “duas maiores democracias do Hemisfério Ocidental”.

“O Brasil e os EUA, as duas maiores democracias do Hemisfério Ocidental, possuem sólidas relações políticas, econômicas e de fraternidade entre os dois povos. A parceria bilateral em ciência, tecnologia e inovação tem raízes profundas e consolidadas em valores e princípios comuns, que incluem liberdade de investigação científica, concorrência baseada na meritocracia, transparência, responsabilidade e reciprocidade”, diz a nota.



Ainda na declaração, os países garantem fortalecer a pesquisa em saúde, com vistas ao combate ao novo coronavírus.

“O Brasil e os EUA se comprometeram a fortalecer a cooperação bilateral em ciência, tecnologia e inovação, especialmente nas áreas de pesquisa e desenvolvimento em saúde, incluindo a cooperação no combate ao coronavírus (COVID-19).”

E conclui:

“Juntos, nossos países fortalecerão parcerias entre o setor privado e centros de pesquisa e desenvolvimento, desenvolverão novos modelos de cooperação entre agências de fomento à pesquisa e apoiarão projetos conjuntos de pesquisa.”


Fonte: Conexão Política