Notícias de Última Hora

FHC diz que Brasil vive um ‘Parlamentarismo Branco’

“Está acontecendo uma coisa curiosa, uma espécie de governo compartilhado”, diz FHC

Imagem: Sérgio Lima/Poder360
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso fez um uma análise do cenário político do Brasil em tempos de pandemia do novo coronavírus.

Em entrevista ao jornal Estadão, publicada neste domingo (19), FHC disse que o presidencialismo de coalizão deu lugar a um Parlamentarismo Branco, isto é, um sistema de governo compartilhado entre Câmara dos Deputados, Senado Federal e Supremo Tribunal Federal (STF).
vQuestionado sobre a “atuação da oposição neste momento”, FHC respondeu:

“ É a coligação de vários partidos para poder governar. O presidente atual despreza os partidos, mas está acontecendo uma coisa curiosa, uma espécie de governo compartilhado. A Câmara e o Senado estão atuando mais efetivamente. O STF também. Não se sabe muito bem o que vai acontecer de tudo isso, mas há outro sistema em funcionamento que não é mais o de coalizão.”

“E que sistema é esse? Um parlamentarismo branco?”, indagou o entrevistador.



O ex-presidente foi enfático na resposta:

“Isso [parlamentarismo branco] está acontecendo, mas a cultura no Brasil não é parlamentarista. Desde o Império as pessoas precisam ter alguém que conduza. Elas criticam quem conduz, mas precisam de alguém para conduzir. O problema mais grave que enfrentamos hoje é a falta de lideranças em vários setores.”

Fonte: Renova Mídia