Notícias de Última Hora

Governo da Coréia do Norte manipula dados da covid-19 no país


O governo ditador da Coréia do Norte voltou a afirmar que não há casos da covid-19 no país. A Organização Mundial da Saúde, OMS, também relatou que neste país não há nenhum caso registrado atualmente. Mas, segundo a OMS, centenas de pessoas já testaram positivo para o vírus.

Logo quando foi detectado o primeiro caso da covid-19 no país, a Coréia do Norte fechou imediatamente todas as fronteiras. Recentemente fechou a fronteira aberta com a China, e se isolou mais ainda do mundo.

As medidas adotadas pelo governo foram de confinamento total a todos os cidadãos sem exceção. “Adotamos medidas preventivas e científicas como inspeções e quarentenas para todas as pessoas que chegavam ao país, desinfetamos os produtos, fechamos as fronteiras e bloqueamos todas as rotas marítimas e aéreas”, afirmou Pak Myong Su, diretor do Departamento de Epidemias da Coréia do Norte.



Por ser um regime autoritário sem a garantia da liberdade de expressão e de imprensa, é difícil saber o que ocorre dentro do país.

Especialistas afirmaram temer que uma epidemia da Covid-19 no país possa causar grandes danos à população, que vive em situação de extrema pobreza. O próprio ditador Kim Jong-Un advertiu no mês passado para “graves consequências” se o vírus entrasse no país.


Fonte: Estadão