Notícias de Última Hora

DENÚNCIA GRAVE: FISCAIS DO IBAMA AMEAÇAM FAMÍLIAS E QUEIMAM PROPRIEDADES RURAIS NO INTERIOR DO PARÁ

Com um total autoritarismo e truculência, famílias humildes são ameaçadas e têm suas propriedades rurais queimadas, na região oeste do Pará, localizada próxima às cidades de Placas e Uruará

Reprodução: TV Cidade News
Contrariando a ordem do presidente Jair Bolsonaro, que já proibiu os servidores públicos do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), de incendiarem patrimônio privado durante as ações de fiscalização desse órgão, os agentes não só desacatam a ordem do próprio presidente, como cometem crime de abuso de autoridade e truculência contra famílias de pequenos agricultores na região oeste do Pará, localizada próxima às cidades de Placas e Uruará.

Esses agricultores estão sendo severamente perseguidos pelos fiscais ambientais, que teriam incendiado suas casas e deixado várias famílias desabrigadas, incluindo mulheres e crianças. Na base do conflito está uma dificuldade, muito comum na Amazônia, em identificar a posse legítima de cada pedaço de terra.


De acordo com relatos gravados em vídeo dos próprio moradores, os fiscais do IBAMA já chegam nas pequenas propriedades rurais armados ameaçando tocar fogo em tudo incluindo nas casas com tudo dentro, caso não saiam e retirarem seus pertences de dentro das mesmas.

"Edificação dos agricultores queimada pelos agentes do Ibama durante operação | Foto: Arquivo pessoal
Crianças ficam horrorizadas ao verem as armas dos agentes apontadas em direção aos seus pais, em uma total desproporcionalidade contra pessoas humilde que sequer podem se defender.

Em outro local, um morador que havia saído para a cidade fazer compras, quando retorna, vê a sua propriedade totalmente destruída pelo fogo. Ele se revolta por não ter a quem recorrer nessa situação.

Comboio de viaturas do IBAMA em Uruará-PA.
Na cidade de Uruará, a própria justiça já impediu que se faça qualquer tipo de manifestação contra a atuação do IBAMA no município.

O governo federal através do presidente Bolsonaro, já demitiu vários desse agentes eco-socialista, substituindo por outros mais moderados. Porém, com a atual situação política que vive o país, onde o próprio governo federal, não tem mais autonomia nem sequer para nomear ou demitir agentes públicos, como por exemplo, o que aconteceu com o delegado Fernando Ramagem, que mostra explicitamente uma forte atuação do judiciário intervindo nas decisões do executivo, fica difícil para o presidente tomar decisões imediatas que possam favorecer de uma forma abrangente essas famílias.

Queima de equipamentos em operação de combate a garimpo ilegal, SECOM/IBAMA
Na reportagem da Revista Veja (IMPRENSA ESQUERDISTA) um agente do IBAMA, sem identificação, afirma que mesmo com as mudanças de gestores dentro do órgão governamental, essas atuações irão continuar:

Há quem acredite que o Fundo Amazônia, a fonte de recursos para boa parte dos gastos do IBAMA, como combustível e aluguéis de viaturas e aeronaves, poderá ser uma forma de manter as equipes em campo, pois as operações são planejadas anualmente e a verba precisa ser justificada. Os novos gestores podem mudar a condução, abordagem e aplicação de sanções, como “suavizar” a abordagem ou alterar os alvos de operações. Contudo, uma vez em campo, os servidores têm autonomia para agir. “Os fiscais do Ibama têm um amparo tão sólido, com parecer do MPF e a Justiça, que não dá para segurar um fiscal em campo”, explicou uma fonte. “Os políticos não podem nos demitir. Continuaremos queimando equipamentos e expulsando de terra indígena quando necessário. É nosso dever”, afirmou uma fonte.


E nessa hora, perguntamos..

Onde está o governador do Estado do Pará?

Que se posiciona contra o presidente da república. se alia as ONGs internacionais com interesses em dominar a amazônia brasileira, e se esquece desse povo tão humilde, que o ajudou a se eleger em 2018!

Cadê você senhor Helder Barbalho?

Assista o vídeo abaixo e tire as suas próprias conclusões:


Por Gleyson Araujo | TV Cidade News