Notícias de Última Hora

Com apoio da Norte Energia, DSEI Altamira amplia equipe de atendimento

Contratação de profissionais faz parte dos compromissos da empresa para contribuir com a política pública de atendimento à saúde indígena na região da Usina Hidrelétrica Belo Monte


A Norte Energia apresentou, nesta segunda-feira (31), novos 24 profissionais contratados para fortalecer a equipe do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Altamira responsável pelo atendimento de saúde das comunidades indígenas situadas na área de abrangência da Usina Hidrelétrica Belo Monte. Outros 77 colaboradores recentemente contratados pela empresa já estão em campo, nas aldeias.



O apoio da Norte Energia contempla a contratação de 170 profissionais e faz parte dos compromissos do Plano Básico Ambiental – Componente Indígena (PBA-CI) de Belo Monte para contribuir com a política pública de atendimento à saúde indígena na região. Entre os 101 profissionais já disponíveis estão 24 agentes indígenas de saúde, 30 técnicos de enfermagem, 30 agentes indígenas de saneamento, 04 enfermeiros, 05 auxiliares administrativos, 04 motoristas, 03 pilotos de embarcação e 01 secretário executivo.

O coordenador do DSEI, João Caramuru, destaca a importância da contribuição da Norte Energia. “Hoje, a partir do convênio entre a empreendedora de Belo Monte e o DSEI, damos um passo importante para o fortalecimento da saúde indígena no Médio Xingu”, explica o gestor. Ele também destacou a produção de cartilhas com informações sobre prevenção ao novo coronavírus, traduzidas para os troncos linguísticos Arara, Parakanã, Araweté, Xikrin e Xipaya. “Em parceria com a executora do convênio, contratada pela Norte Energia, e a Universidade Federal do Pará (UFPA), produzimos as cartilhas para que as informações sobre o vírus sejam acessadas com mais facilidade pelos indígenas. Esse também é um passo importante para a consolidação da saúde indígena na nossa região”, reitera Caramuru.

“Com essas contratações, a Norte Energia cumpre mais um dos compromissos previstos no PBA-CI voltado aos indígenas do Médio Xingu e reforça as ações de saúde implementadas pelos organismos responsáveis nessas aldeias. É um avanço importante, de muito diálogo, que vem somar mais qualidade de vida aos povos indígenas da região”, observa Nina Fassarella, gerente de Assuntos Indígenas da Norte Energia, lembrando ainda que recentemente quatro veículos foram doados pela empresa para fortalecimento das atividades do DSEI.


Além da contratação de mão de obra e doação de veículos, compromissos previstos no âmbito do licenciamento ambiental do empreendimento, as ações de responsabilidade social da Norte Energia desenvolvidas na região do empreendimento também beneficiaram o DSEI com a doação de 2.500 testes rápidos de detecção da Covi-19 para contribuir no combate à doença, tanto nas comunidades indígenas como entre os profissionais de saúde que atuam junto aos povos indígenas do Médio Xingu.

Por Nil Muniz | Norte Energia