Notícias de Última Hora

Estudo de Harvard não descarta vida subterrânea em Marte

Pesquisa aponta que existência de vida subterrânea em Marte ou na Lua não pode ser descartada


Um grupo de pesquisadores dos Estados Unidos apontou que a existência de vida subterrânea em Marte ou na Lua não pode ser descartada. O destaque é da revista Exame.

De acordo com os cientistas da Universidade de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Flórida, analisar somente se existe água na superfície de um planeta ou satélite não é o suficiente para identificar se existe ou não vida em um planeta.

Ainda de acordo com a pesquisa, por mais que Marte não tenha grandes corpos de água em sua superfície, algo pode existir nas camadas abaixo do que pode ser visto no planeta.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores norte-americanos construíram um novo modelo que leva em conta os limites térmicos, o tamanho, a temperatura da superfície e a quantidade de radionuclídeos encontrados no local.

“Tanto a Lua quanto Marte não têm atmosferas que permitiram que água líquida existisse em suas superfícies, mas as regiões mais quentes se pressurizadas abaixo delas podem ser locais para a presença de vida em água líquida”, explicaram os cientistas em um comunicado sobre o estudo.

Com informações da revista Exame