Notícias de Última Hora

Hospital Regional Público da Transamazônica recebe novo mamógrafo

Equipamento oferece tecnologias exclusivas, mais agilidade no manuseio e alta qualidade nas imagens


Mais conforto, rapidez e praticidade. É assim que as pacientes que se dirigirem para o Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, poderão realizar seus exames de mama.

Isso porque a unidade realizou a instalação de um novo mamógrafo utilizado para rastreio e diagnóstico do câncer de mama. O equipamento foi adquirido com investimento de R$ 680 mil pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa).

Tanto o processamento como as imagens geradas pelo equipamento trazem inovações que garantem melhor visualização do tecido mamário e de detalhes de áreas anormais, fatores que facilitarão o diagnóstico de células tumorais. Por mês, podem ser realizados 126 exames.


No início deste mês, os técnicos de radiologia do HRPT passaram por uma capacitação sobre a utilização do mamógrafo.

O equipamento realiza o exame em até três minutos e possui um botão inteligente que, configurado pelo profissional, executa automaticamente os movimentos necessários para registrar as imagens de diferentes ângulos.

Com tanta tecnologia, as pacientes ficam menos expostas à radiação e recebem mais atenção dos técnicos durante a realização do exame.

E se o diagnóstico for positivo?

Caso a paciente apresente alguma alteração no exame, ela será imediatamente encaminhada para uma consulta com o mastologista da unidade, que avaliará o resultado e dará as orientações necessárias.

“Para nós, que somos referência nos atendimentos na região do Xingu, o mamógrafo chegou em uma boa hora. O equipamento possui uma série de recursos tecnológicos, que facilitará o diagnóstico médico, além de dar mais agilidade nos atendimentos”, explica Edson Primo, diretor Hospitalar.

Marcação de consulta

Com o objetivo de intensificar o diagnóstico precoce do câncer de mama no mês de outubro, a Sespa disponibilizou uma ferramenta que facilita a marcação do exame. Mulheres entre 50 e 69 anos podem solicitar a mamografia pelo aplicativo de mensagens WhatsApp, por meio do número: (91) 99358-7182. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

“O exame foi muito tranquilo e não senti nenhuma dor ou incômodo. Desde a marcação até hoje, foi tudo muito rápido”, comentou Luciene Ferreira, de 54 anos, uma das primeiras pacientes a realizar o exame no novo mamógrafo.

Campanha Outubro Rosa da Pró-Saúde

A Pró-Saúde, gestora do Hospital Regional Público da Transamazônica, também está promovendo a campanha Outubro Rosa, com estímulo à prevenção. Neste ano, a entidade buscar enxergar o problema com os olhos dos pacientes.

A proposta é entender as dúvidas e angústias da população no processo de adesão à prevenção. As perguntas do público serão respondidas por médicos que atuam na entidade, de forma didática, orientando com informação, por meio das redes sociais da instituição.

Por Karine Sued Oliveira