Notícias de Última Hora

Ministro Alexandre de Moraes é o novo relator de ação contra o presidente Bolsonaro

Moraes assume no lugar do ministro aposentado Celso de Mello, no inquérito que investiga suposta interferência de Jair Bolsonaro na PF

Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Foto: Antônio Cruz/ABr
O ministro Alexandre de Moraes foi escolhido nesta terça-feira (20) como o novo relator da ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o presidente Jair Bolsonaro, por suposta interferência na Polícia Federal. Moraes substitui o ministro Celso de Mello, aposentado no último dia 13. As informações são do site Diário do Poder.

O sorteio foi realizado pelo sistema eletrônico do STF, por determinação do presidente da Corte, ministro Luiz Fux. O pedido foi feito pela defesa do ex-ministro Sergio Moro, outro réu no processo, que alegou “urgência” do processo.

A decisão, no entanto, apazigua a discussão entorno da sucessão dos processo de Celso de Mello. O escolhido pelo presidente para a vaga no STF, Kassio Nunes, herdaria todas as ações relatadas pelo ministro aposentado, incluindo a ação contra Bolsonaro.


O ministro Alexandre de Moraes também é relator e “delegado” do inquérito criado no STF para investigar supostas ameaças contra membros da Corte e também é relator da ação que investiga atos e manifestações que pediam “golpe militar” e a “volta do AI-5”.