Notícias de Última Hora

Expediente de 12h? O que pensa o desaparecido Jack Ma sobre carreira

“Falhei muitas vezes, fui rejeitado em uns trinta empregos". Confira os conselhos de carreira para seguir (e um para ignorar) do homem mais rico da China


Desaparecido do olhar público há dois meses, Jack Ma é o extravagante fundador da Alibaba e o homem mais rico da China. Sem fugir dos holofotes e das polêmicas, ele já deu o que falar com suas opiniões sobre carreira e trabalho.
A vida está mais complexa, a rotina mais intensa, mas a EXAME Academy pode ajudar a manter a mente em foco

A maior polêmica em que o bilionário já se meteu falando sobre trabalho foi quando defendeu a jornada diária de 12 horas por seis dias da semana. Em reunião com a equipe do Alibaba em 2019, ele falou que a empresa não precisa de pessoas que buscam um estilo de vida típico de oito horas de trabalho.


E voltou atrás no mesmo ano: na Conferência Mundial de Inteligência Artificial em Xangai, em que dividia o palco em Elon Musk, Ma falou que as inovações tecnológicas em breve permitiriam uma jornada semana de 12 horas.

“Nos próximos 10, 20 anos, todo ser humano, país, governo deve se concentrar na reforma do sistema educacional, garantindo que nossos filhos possam encontrar emprego, um emprego que exija apenas três dias por semana, quatro horas por dia”, disse Ma.

O próprio Musk, hoje o homem mais rico do mundo, já teve suas idas e vindas na hora de opinar sobre a quantidade de horas de seus funcionários. Em 2018, ele disse que “ninguém mudou o mundo trabalhando 40 horas por semana”.

Mas a filosofia de trabalho e de carreira de Ma não se resume a uma opinião polêmica. Ele também defende o valor da resiliência e o aprendizado com as derrotas. Em 2015, ele revelou durante o Fórum Econômico Mundial, na Suíça, que tentou entrar em Harvard dez vezes — e foi rejeitado a cada ocasião.

“Falhei muitas vezes, fui rejeitado em uns trinta empregos. Tentei uma vaga na polícia, não me quiseram. Quando o KFC chegou à China, tentei um emprego lá. Eles entrevistaram vinte e quatro pessoas e contrataram vinte e três. Eu fui o único que ficou de fora. Tentei entrar em Harvard dez vezes. Em todas fui rejeitado. Eu sei ser rejeitado”, ele contou.

Para o bilionário, desistir é o maior fracasso. Confira outras ideias de Jack Ma:


“Hoje é difícil, amanhã será mais difícil ainda, mas o dia depois de amanhã será lindo.”
“Se você não desistir, ainda terá uma chance. Desistir é o maior fracasso.”

“As pessoas inteligentes precisam de um tolo para liderá-las. Quando a equipe é formada por um monte de cientistas, é melhor ter um ignorante na liderança. Ele terá um modo de pensar diferente. É mais fácil vencer se você contar com pessoas que veem as coisas de diferentes perspectivas.”
“Não se concentre nos concorrentes, concentre-se em seus clientes.”
“Quando você se formar e estiver procurando um emprego, seu primeiro emprego será o mais importante. Não necessariamente precisa ser em uma empresa de renome. Você precisa encontrar um bom chefe que te ensine como ser humano e como fazer as coisas certas. Fique lá por pelo menos três anos”. 

Fonte: Exames