Notícias de Última Hora

Sony anuncia TVs que imitam cérebro humano para criar imagens realistas

Novos televisores da companhia utilizam inteligência artificial para melhorar imagens; empresa lançou também seu próprio streaming de vídeo

Sony: a tecnologia Cognitive Processo XR estará presente em televisores da linha Bravia XR da companhia (Sony/Divulgação)
A fabricante japonesa Sony apresentou novas TVs que usam uma tecnologia de inteligência artificial para imitar a forma como o cérebro humano reconhece imagens para criar imagens realistas. A novidade foi apresentada poucos dias antes da CES, o maior evento de tecnologia do mundo, que começa na próxima segunda-feira e será transmitido via internet.

Os televisores contam com um processador que, junto ao algoritmo de inteligência artificial da Sony, pode processar imagens de forma similar ao cérebro humano. Com isso, o resultado é uma melhoria na experiência de visualização de cenas, segundo a fabricante.


A nova tecnologia é chamada de Cognitive Processor XR e simula não apenas a forma de enxergar dos consumidores, como também a maneira de ouvir sons. Para as imagens, a Sony explica que a inteligência artificial melhora imagens com base em pontos que o cérebro humano foca ao reconhecer uma cena, depois de ter visualizado a imagem como um todo.

“A intenção da Sony é inovar constantemente na tecnologia de TV para oferecer uma experiência de visualização cada vez mais envolvente”, afirmou Masaomi Ando, chefe de negócios de TV da Sony Europa, na apresentação.

Fonte: Exame